A Intensiva Consultoria é fruto do trabalho dedicado de Washington Mesquita, que atua no setor há 25 anos.
Para obter resultados na pecuária moderna, é necessário não apenas investimento, mas uma mudança na forma de pensar e aplicar metodologias dentro da propriedade.
Essa é a filosofia da Intensiva Consultoria em Planejamento Pecuário, fundada por Washington Mesquita em 2014.
Washington é zootecnista formado pela FAZU (Faculdades Associadas de Uberaba), com pós-graduação em Solos e Meio Ambiente, Administração Rural, Manejo de Pastagem e Nutrição de Bovinos.
Desde 1999, ele presta consultoria em manejo de pastagens, planejamento pecuário e nutrição de bovinos (confinamento e suplementação a pasto), atendendo 30 fazendas distribuídas em Rondônia, Acre, Maranhão, Pará, Tocantins, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Minas Gerais, São Paulo e no Paraguai.
A empresa oferece consultoria completa em planejamento pecuário, desde diagnósticos básicos até planos de desenvolvimento de propriedades, abrangendo manejo, adubação, divisão e controle de pastagens; formulações e suplementação em confinamento e pastagens; avaliação de custos, resultados operacionais, lucro líquido e assistência periódica em confinamento de bovinos de corte.
Entre os serviços adicionais estão: planejamento forrageiro anual; treinamentos para empresas em nutrição, manejo e adubação de pastagens; rotinas de confinamento; integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), e outros aspectos essenciais para a pecuária de corte.
Washington destaca que a consultoria auxilia o produtor a aumentar o lucro por hectare, a produtividade e a rentabilidade. “Nossa meta é transformar uma boa fazenda em uma excelente, mantendo a pecuária como um negócio lucrativo, rentável e motivador”, afirma.
Para ele, o solo e o clima do Brasil são ideais para a pecuária, com potencial para aumentar em até 10 vezes a capacidade produtiva das fazendas. Ele observa que raças como o Nelore, com cruzamento industrial, se adaptam muito bem a essas condições. “O Brasil, com alta produtividade agrícola e grãos a preços relativamente baixos, oferece à pecuária baixo risco e alta liquidez.”